https://homolog-sites.utp.br/index.php/h/issue/feedTUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA2025-04-24T17:52:34-03:00Josélia Schwanka Saloméjoselia.salome@utp.brOpen Journal Systems<div style="-en-clipboard: true;">Revista multidisciplinar da<br> Universidade Tuiuti do Paraná<br> ISSN: 2176-896X<br>DOI 10.35168/2176-896X.UTP.Tuiuti</div> <div style="-en-clipboard: true;"> </div>https://homolog-sites.utp.br/index.php/h/article/view/3547Editorial2025-04-24T17:41:22-03:00Josélia Schwanka Saloméeditoracao.proppe@utp.br<p>EDITORIAL <br>v. 11 n. 70 (2025): Tuiuti: Ciência e Cultura<br>Saberes em Diálogo: Trilhas Cruzadas do Conhecimento na Pesquisa Acadêmica</p>2025-04-24T17:30:42-03:00##submission.copyrightStatement##https://homolog-sites.utp.br/index.php/h/article/view/3550A Justiça restaurativa na prevenção de conflitos e violências no contexto escolar2025-04-24T17:44:57-03:00Debora de Lima Barreiradeboranamaste@gmail.comEduardo Fofoncaeduardo.fofonca@utp.brMalene Valaski Bortolimarlene.vb2020@gmail.com<p>RESUMO</p> <p>Este artigo tem como objetivo problematizar como as práticas restaurativas podem ser prevenidas diante dos conflitos e da violência no contexto escolar. Desta forma, realiza-se um mapeamento teórico, tendo a concepção da justiça restaurativa como ponto de partida, representando uma abordagem baseada em valores de pertença, solidariedade e escuta ativa e, na importância da participação de estudantes, professores e familiares. Compreende-se, assim, com a abordagem, a origem dos conflitos e as diferentes nuances de violência na comunidade escolar, sendo essencial a compreensão de um percurso da justiça restaurativa na escola. Nesse sentido, o diálogo se faz presente na construção de um território conversacional acolhedor e colaborativo advindo da justiça restaurativa.</p> <p><br>Palavras-chave: Justiça restaurativa; contexto escolar; diálogo.</p> <p> </p> <p> </p>2025-04-24T17:32:29-03:00##submission.copyrightStatement##https://homolog-sites.utp.br/index.php/h/article/view/3544D. Maria I: entre o trono, a fé e a loucura.2025-04-24T17:46:51-03:00Vera Irene Jurkevicseditoracao.proppe@utp.br<p>Esse trabalho não pretende produzir uma biografia da personagem em foco, mesmo porque outros já o fizeram e com fontes mais abundantes do que, desse lado do Atlântico, teríamos condições de fazer. Antes, pretendemos entender seu tempo, seus valores, suas muitas perdas e o efeito que esses elementos somados produziram em sua vida. Partindo de uma abordagem histórica e integrando contribuições básicas da sociologia e da psicologia, pretendemos fazer uma leitura, um pouco diferente daquela apontada, tanto pelos historiadores, que em geral, focaram sua atenção nas questões de seu governo, e quase sempre enfatizando seu afastamento do trono por questões de saúde, física e emocional, quanto dos biógrafos, que, em seu papel, seguem uma linha cronológica e positivista dos acontecimentos.</p>2025-04-24T17:34:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://homolog-sites.utp.br/index.php/h/article/view/3519A Evolução da Alfabetização no Brasil: Desafios e Transformações ao longo da História2025-04-24T17:48:46-03:00Márcia da Silveira Inglatmsinglat@gmail.com<p>O presente artigo discorre sobre o histórico da alfabetização no Brasil, os desafios e as mudanças sociais, econômicas e políticas confrontadas pelo país ao longo dos séculos. No período colonial, a educação era privilégio da aristocracia com base na formação religiosa e política, principalmente por intervenções das ordens religiosas, como os jesuítas. A trajetória e as tentativas para organizar e reestruturar o sistema educacional.</p>2025-04-24T17:35:22-03:00##submission.copyrightStatement##https://homolog-sites.utp.br/index.php/h/article/view/3460Mentes e Máquinas: A Inteligência Artificial Gerativa e sua Evolução na Produção Acadêmica de Estudantes de Psicologia2025-04-24T17:50:59-03:00Emerson da Silvaemerson.messo.silva@gmail.comGuilherme Wisnievski Gregórioguilhermewisnie@gmail.comNathalia Ester Rech Vieiranathaliarechester@gmail.comLeonardo Frigeri Koerichleo.f.koer@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O contexto do avanço da Inteligência Artificial (IA) é constante, natural que a tecnologia e aprendizagem se mesclem, no qual, o uso da IA para fins didáticos, geram debates. A pergunta norteadora segue, como a usualidade da IA influencia no desenvolvimento acadêmico dos alunos do curso de Psicologia do período noturno do Centro Universitário UniDomBosco? Justificando-se academicamente para a compreensão da intersecção sobre a IA em produções acadêmicas e o processo de aprendizagem. Cientificamente, a pesquisa atende à necessidade de mais estudos empíricos sobre os impactos da IA, socialmente, explora as consequências do uso inadequado dessa tecnologia na formação. Como pressuposto teórico, os trabalhos de Rodrigues e Rodrigues (2023) alertam para as questões metodológicas e éticas, como plágio em trabalhos acadêmicos quando os estudantes recorrem à IA. Lopes, Forgas e Cerdà-Navarro (2023) indicam que 78,8% dos estudantes utilizam a IA de forma frequente ou ocasional. A metodologia aplicada foi uma pesquisa quantitativa, de natureza exploratória e caráter descritivo, com coleta de dados por meio de formulário via Google Forms, sobre um total de número de alunos N=553 levando a uma amostra final de n = 227. Os</span><span style="font-weight: 400;"> resultados indicam que 65,9% dos acadêmicos de Psicologia utilizam a IA para complementar seus conhecimentos, acompanhando para a análise, se faz perceptível que os estudantes experienciam uma influência, proporcionando benefícios e desafios para a vivência acadêmica. </span></p>2025-04-24T17:36:53-03:00##submission.copyrightStatement##https://homolog-sites.utp.br/index.php/h/article/view/3461Telhado verde: seguimento de uma construção sustentável2025-04-24T17:52:34-03:00Marco Antônio Goulart dos Santosescrevaparaolele@gmail.comLeandro de Oliveira Silvaescrevaparaoleandro@gmail.com<p class="RESUMO"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">A sustentabilidade é uma preocupação cada vez mais presente em diversas áreas da sociedade, incluindo a construção civil. Em vista disto, o questionamento para a elaboração deste estudo é: qual seria os benefícios de trocar o telhado convencional pelo telhado verde? O objetivo geral deste estudo é analisar como a aplicação dos conceitos de logística reversa para a reutilização de resíduos sólidos da construção e demolição podem orientar a indústria da construção civil para os pilares do desenvolvimento sustentável. O objetivo geral deste estudo é analisar a implementação de telhados verdes como uma estratégia de construção sustentável, destacando seus benefícios ambientais, sociais e econômicos no contexto urbano. Os objetivos específicos são: investigar os impactos positivos dos telhados verdes na redução do efeito ilha de calor e na melhoria da qualidade do ar em áreas urbanas, avaliar seu potencial para promover a eficiência energética ao reduzir o consumo de energia nas edificações e estudar seu papel na gestão das águas pluviais, contribuindo para a mitigação de enchentes e para o manejo sustentável dos recursos hídricos. Os resultados da pesquisa indicam que a implementação de telhados verdes é uma alternativa viável e sustentável, trazendo benefícios significativos para a construção civil contemporânea. </span></p>2025-04-24T17:38:16-03:00##submission.copyrightStatement##https://homolog-sites.utp.br/index.php/h/article/view/3572Resumos do 28º Seminário de Pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná2025-04-24T17:42:23-03:00Josélia Schwanka Saloméeditoracao.proppe@utp.br<p>Resumos do Seminário de Pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná, realizado nos dias 7 e 8 de novembro de 2024. O seminário, apresentado em forma de resumos, constitui uma vitrine das mais recentes investigações desenvolvidas por acadêmicos, refletindo a diversidade de temas e abordagens que vêm moldando as áreas de estudo contemporâneas. Esses resumos são um convite à reflexão sobre as tendências emergentes na pesquisa científica, evidenciando a vitalidade e o dinamismo do ambiente acadêmico.</p>2025-04-24T17:40:27-03:00##submission.copyrightStatement##