A representação da globalização nos filmes Dot.com e Babel
Palavras-chave:
Representação, Glocalização, Mediascape, Ethnoscape, Lusofonia.
Resumo
A proposta deste artigo é analisar a representação da globalização provocada pela mídia nos filmes Dot.com, do cineasta português Luís Galvão Teles, e Babel, de Alexandro González Iñarritu, diretor mexicano. Ambos os filmes, através de dois suportes midiáticos, contemplam o processo global que a sociedade contemporânea enfrenta na disseminação de notícias. Em Dot.com, a mídia a ser analisada é a Internet, que provoca questões sobre lusofonia, ao passo que, em Babel, a televisão será o objeto de análise. O objetivo geral é conduzir um estudo das aplicações teóricas de Arjun Appadurai e Roland Robertson, de caráter dialético e comparativo, com o intuito de verificar até que ponto a Internet e a TV convergem. Como objetivo específico, são enfatizadas as conseqüências das intervenções midiáticas nos personagens de ambos os filmes. Embora com estratégias diversas, ambos questionam identidade e nacionalidade. Os conceitos de “scapes” de Appadurai, com ênfase em mediascape e ethnoscape fundamentam este estudo, no que se refere à intervenção das mídias em ambos os filmes em questão, assim como o conceito de “glocalização” desenvolvido por Roland Robertson, que embasa a análise das negociações e mediações sobre identidade entre o local, o regional, o nacional e o global, que permeiam os argumentos dos filmes aqui analisados.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres
Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.