A(s) lógica(s) de The Truman Show - a construção de um complexo percurso narrativo multimidiático em abismo
Palavras-chave:
Comunicação audiovisual, Inter-relação midiática, Realidade midiatizada.
Resumo
Neste artigo o autor apresenta uma leitura do filme The Truman Show (Peter Weir, 1998) concentrando-se na estruturação narrativa, que considera complexa. O princípio de construção narrativa do cinema (ou seja, a organização de dêiticos discursivos que são posteriormente atualizados pelo espectador) é estendido a três outros níveis: este mesmo princípio descreve o funcionamento do filme, do reality show televisivo nele encaixado, e da fábula do filme (pois Truman descobre a “ficção” de seu mundo também a partir da interpretação de indícios). Utilizam-se conceitos das teorias da narrativa cinematográfica (Bordwell, Branigan, Gaudreault e Jost); de processos de enunciação e narração (Benveniste, Lotman e Metz); de moldura, encaixe, hibridação, dispositivo e index-appeal (Groupe μ, Todorov, Araujo, Migliorin e Andacht, respectivamente), estes dois últimos ligados ao formato do reality show.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres
Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.