TV, segunda tela e o ecossistema de engajamento

  • Alan César Belo Angeluci Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
Palavras-chave: Televisão, Segunda tela, Aplicativos interativos, Convergência, Ecossistema de engajamento.

Resumo

A televisão e as segundas telas – entre elas notavelmente os smartphones e tablets – são os eletrônicos de consumo mais massivamente utilizados pela sociedade contemporânea como plataformas tangíveis para interação, informação e comunicação. A necessidade de dispositivos cada vez mais convergentes e interoperáveis tem chamado a atenção para estudos que investiguem não somente os requisitos técnicos, mas, sobretudo, a relação entre os indivíduos e os eletrônicos de consumo na cultura contemporânea, especialmente em ambientes de aprendizagem e de entretenimento. O presente trabalho apresenta uma revisão conceitual deste contexto, discutindo a emergência das plataformas digitais de TV, dispositivos móveis e indivíduos como elementos de um ecossistema de engajamento para a segunda tela.

Biografia do Autor

Alan César Belo Angeluci, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
Professor permanente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Desenvolveu estudos de pós-doutorado no Department of Radio-Television-Film, University of Texas at Austin (EUA). Doutor em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP (bolsista CAPES no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos em Televisão Digital, edital RH-TVD/2008). Realizou Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra, por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CNPq). Mestre em Televisão Digital pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela mesma Instituição.
Publicado
2016-06-02