Imersão e interatividade: das instalações do Sacro Monte aos videogames contemporâneos

  • Emmanoel Ferreira Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Imersão, Interatividade, Embodiment, Saco Monte, Videogames.

Resumo

Desde as instalações do Sacro Monte, passando pelos panoramas do século XVIII e chegando aos videogames contemporâneos, o desejo de se estar presente em outro ambiente, virtual, tem sido um dos grandes objetivos dos artistas e pesquisadores de diversos campos do conhecimento. O objetivo deste trabalho é fazer uma breve arqueologia da imersão virtual, contrapondo o conceito de embodiment, percebido em certas obras de arte imersivas, com a ideia de “sujeito descorporificado”, interagente dos videogames contemporâneos. Para alcançar seus objetivos, o artigo lança mão de diálogo com teóricos da comunicação, das ciências sociais, dos estudos das mídias e da cibercultura. Conclui-se que, no contexto de grande parte dos videogames, alcança-se um tipo de imersão descorporificada, ao contrário da imersão proporcionada por outras instâncias artístico-midiáticas ao longo dos últimos séculos.

Biografia do Autor

Emmanoel Ferreira, Universidade Federal Fluminense
Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, ambos ligados ao Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.
Publicado
2016-06-02