O ethos institucional do jornalismo no ecossistema midiático digital: construção da imagem de si de Zero Hora no espaço Carta da Editora

  • Luciana Menezes Carvalho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Anelise Rublescki Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Palavras-chave: Ethos jornalístico, Imagem de Si, Estratégias Comunicacionais, Redes Sociais da Internet, Jornalismo Digital.

Resumo

O trabalho parte do pressuposto que o jornalismo adota transformações estratégicas em sua voz institucional para se adequar ao ecossistema midiático digital. A metodologia consiste em uma análise exploratória de enunciados da Carta da Editora, publicada no Blog do Editor do jornal Zero Hora (RS). O objetivo foi mapear enunciados com menções às redes sociais da internet, em que a voz institucional do jornal busca ofertar uma imagem de si calcada em valores como interação e participação, típicos do atual ecossistema midiático.

Biografia do Autor

Luciana Menezes Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Jornalista, mestre e doutoranda no Programação de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora no curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano (Unifra).

Anelise Rublescki, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Jornalista, mestre em Comunicação e Ciência da Informação (UFRJ- convênio CNPq/IBICT), doutora em Comunicação e Informação (UFRGS). Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Bolsista Capes/Fapergs.
Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Professora do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFSM, doutora em Comunicação pela UFRJ, bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres