O ethos institucional do jornalismo no ecossistema midiático digital: construção da imagem de si de Zero Hora no espaço Carta da Editora
Palavras-chave:
Ethos jornalístico, Imagem de Si, Estratégias Comunicacionais, Redes Sociais da Internet, Jornalismo Digital.
Resumo
O trabalho parte do pressuposto que o jornalismo adota transformações estratégicas em sua voz institucional para se adequar ao ecossistema midiático digital. A metodologia consiste em uma análise exploratória de enunciados da Carta da Editora, publicada no Blog do Editor do jornal Zero Hora (RS). O objetivo foi mapear enunciados com menções às redes sociais da internet, em que a voz institucional do jornal busca ofertar uma imagem de si calcada em valores como interação e participação, típicos do atual ecossistema midiático.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres
Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.