Os sentidos advindos de aspectos qualitativos e referenciais: um exercício interpretativo com cartazes da Copa do Mundo da FIFA 2014

  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba - UNISO
  • Luciana Coutinho Pagliarini Souza Universidade de Sorocaba - UNISO
Palavras-chave: Cartaz, Imagens do Brasil, Representação Visual, Signo, Análise Semiótica.

Resumo

Este artigo tem como propósito explicitar aspectos da imagem do Brasil, possíveis de serem construídos por meio do potencial de sentidos de cartazes da Copa do Mundo da FIFA-2014. Para tanto, trata-se, inicialmente, da relação entre as imagens e estilo na pós-modernidade; em seguida, apresentam-se as funções do cartaz, aspectos da metodologia de análise e a análise de um dos cartazes. Ao elencar os possíveis efeitos do cartaz – enquanto signo, na perspectiva da semiótica peirceana – coloca-se em evidência a imagem como capaz de unir as pessoas, neste caso, pelas possibilidades de transformar a imagem do Brasil, o que traduz a importância deste artigo.

Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba - UNISO
Doutora em Comuicação e Semiótica pela PUCSP. Pós-doutora com estágio na Universidade de Kassel - Kassel/Alemanha; pós-doutora pela ECA/Usp.Docente do PPG Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba - UNISO, Sorocaba/São Paulo.
Luciana Coutinho Pagliarini Souza, Universidade de Sorocaba - UNISO
Doutora em Comuicação e Semiótica pela PUCSP. Pós-doutora com estágio na Universidade de Kassel - Kassel/Alemanha. Docente do PPG Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba - UNISO, Sorocaba/São Paulo.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres