O Facebook da CBN na Copa das Mobilizações – Notas sobre as articulações entre rádio e mídias sociais

  • Marcelo Kischinhevsky UERJ
Palavras-chave: Rádio, Radiojornalismo, Mídias Sociais, Interações, Comunicação.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões iniciais decorrentes de pesquisa exploratória sobre as articulações entre a indústria da radiodifusão sonora e as mídias sociais. Como estudo de caso, elegeu-se o perfil da Rádio CBN no site de relacionamentos Facebook, acompanhado de forma sistemática durante 14 dias no mês de junho de 2013 – período marcado pelos protestos de rua em todo o Brasil, convocados através de redes sociais online. O foco da análise recai sobre as interações entre a emissora e os ouvintes/internautas, através de práticas como comentários, compartilhamentos e “curtidas”.

Biografia do Autor

Marcelo Kischinhevsky, UERJ
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Publicado
2016-06-02
Seção
Dossiê Temático