Sambando se vive a e na cidade

consumo habitacional em São Paulo a partir de letras de sambas

  • Tania Hoff ESPM
  • Guy Pinto de Almeida Junior

Resumo

Neste artigo analisamos como o contexto histórico de modernização da cidade de São Paulo e, em especial das dinâmicas do Consumo Habitacional neste âmbito urbano, estão expressos esteticamente em letras de sambas paulistanos, escritos na segunda metade do século 20. Farão parte de nosso corpus letras de músicas de três compositores consagrados na cena do samba paulistano do período estudado: Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini e Geraldo Filme. Realizaremos uma análise de discurso das letras, a partir de alguns conceitos estéticos para ter entendimento de como esse consumo específico está representado. Como resultados prévios, concluímos que a experiência estética da cidade comunicada pelas letras é demarcada pela coexistência de “várias cidades”, as quais são propícias para a moradia de determinados grupos em detrimento de outros.

Palavras-chave:

Comunicação e Consumo; Experiência Estética; Análise de Discurso; Modernização urbana; Consumo Habitacional.

Biografia do Autor

Tania Hoff, ESPM

Doutora, docente do Programa de Pós-Graduação em Comuncação e Práticas de Consumo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq “Comunicação, discursos e biopolíticas do consumo”, PPGCOM ESPM. E-mail: thoff@espm.br

Guy Pinto de Almeida Junior

Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, programa pelo qual obteve o título de mestre em 2014. Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2005) e MBA em Gestão de Marketing Esportivo pela Trevisan Escola de Negócios. Atualmente é professor dos cursos de Comunicação da Faculdade Mundial (Paulista de Comunicação). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico), estuda a produção de sentidos a partir dos discursos jornalísticos e é pesquisador e sub-coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq BioCon (Comunicação, discursos e biopolíticas do consumo da ESPM). Área de atuação: Comunicação e Consumo. guyalmeidajr@gmail.com

Publicado
2018-12-27