Atrás do Trio Elétrico – Evolução da mídia e Impactos nas Práticas Musicais do Carnaval de Salvador

  • Ayêska Paulafreitas de Lacerda Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave: Carnaval, Guitarra Baiana, Trio Elétrico, Tecnologia, Publicidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar as transformações ocorridas no trio elétrico e avaliar seus impactos nas práticas musicais a ele relacionadas. Essa mídia sonora brasileira foi criada em 1951, na Bahia, por um mecânico e um radiotécnico, como uma estrutura simples para transmissão de música produzida ao vivo e em movimento, mas alterações físicas e tecnológicas transformaram-na em um grande palco móvel multimídia. Sua evolução interferiu na composição, produção e transmissão da música popular destinada ao carnaval de Salvador e contribuiu para fazer deste um evento de grandes proporções que movimenta os mercados da música, da publicidade e do turismo.

Biografia do Autor

Ayêska Paulafreitas de Lacerda, Universidade Estadual de Santa Cruz
Doutora em Ciências Sociais (Unicamp) e mestre em Letras (Ufba). Professora do Curso de Comunicação Social, Departamento de Letras e Artes.
Publicado
2016-06-02
Seção
Dossiê Temático