Consumo, publicidade e trocas simbólicas

entrevista com Everardo Rocha

  • Bruna Aucar Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Marina Frid Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • William Corbo Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Resumo

Everardo Rocha é autor de vasta e prestigiada obra sobre o consumo, a publicidade e a comunicação de massa, que oferece contribuições significativas para a compreensão da sociedade moderno-contemporânea. Magia e Capitalismo: um estudo antropológico da publicidade, publicado em 1985, é reconhecido como um estudo pioneiro nas ciências sociais brasileiras por abordar o consumo e a narrativa publicitária como sistemas simbólicos. Mestre na perspectiva antropológica de questionar verdades estabelecidas, Rocha é um dos grandes responsáveis pelo início e pela expansão das pesquisas em antropologia do consumo no Brasil. Nesta entrevista, Rocha retoma o início de sua carreira, fala dos desafios de pensar a publicidade como objeto de pesquisa nas ciências sociais, lembra com saudosismo dos tempos de pós-graduação no Museu Nacional, aborda o papel de Magia e Capitalismo para a consolidação de um campo incipiente no Brasil e discute os caminhos para os estudos de consumo.

Biografia do Autor

Bruna Aucar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Departamento de Comunicação Social, PUC-Rio

Marina Frid, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura, ECO/UFRJ

William Corbo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, IFCS/UFRJ

Publicado
2018-12-27