Consumo, publicidade e trocas simbólicas
entrevista com Everardo Rocha
Resumo
Everardo Rocha é autor de vasta e prestigiada obra sobre o consumo, a publicidade e a comunicação de massa, que oferece contribuições significativas para a compreensão da sociedade moderno-contemporânea. Magia e Capitalismo: um estudo antropológico da publicidade, publicado em 1985, é reconhecido como um estudo pioneiro nas ciências sociais brasileiras por abordar o consumo e a narrativa publicitária como sistemas simbólicos. Mestre na perspectiva antropológica de questionar verdades estabelecidas, Rocha é um dos grandes responsáveis pelo início e pela expansão das pesquisas em antropologia do consumo no Brasil. Nesta entrevista, Rocha retoma o início de sua carreira, fala dos desafios de pensar a publicidade como objeto de pesquisa nas ciências sociais, lembra com saudosismo dos tempos de pós-graduação no Museu Nacional, aborda o papel de Magia e Capitalismo para a consolidação de um campo incipiente no Brasil e discute os caminhos para os estudos de consumo.
Copyright (c) 2019 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.