O merchandising social como estratégia comunicativa no discurso ficcional televisivo: enquadramentos e leituras

  • Regiane Regina Ribeiro Universidade Federal do Paraná
  • Anderson Lopes da Silva Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Merchandising social, Cultura, Enquadramento estratégico, Ficção seriada

Resumo

A linha argumentativa principal deste trabalho diz respeito à afirmação de que o merchandising social é uma estratégia comunicativa na ficção seriada televisiva e que - por meio de mecanismos narrativos e simbólicos – fornece quadros de leitura. Em tom ensaístico, e de forma secundária, este artigo aborda o potencial que o discurso ficcional possui no agendamento midiático de assuntos que dificilmente chegariam ao espaço público quando não mediados pela teledramaturgia e seus telespectadores. A presença da cultura, da ideologia e da imaginação melodramática na construção do discurso ficcional televisivo são elementos de apoio ao argumento principal.

Biografia do Autor

Regiane Regina Ribeiro, Universidade Federal do Paraná
Doutora e Mestra em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR) e do curso de Comunicação Social – Relações Públicas (UFPR).
Anderson Lopes da Silva, Universidade Federal do Paraná
Mestrando em Comunicação (PPGCOM/UFPR). Jornalista (FACNOPAR) e Especialista em Comunicação, Cultura e Arte (PUCPR). Membro do “Núcleo de Estudos em Ficção Seriada” (NEFICS) da UFPR e bolsista Capes.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres