La communication du sensible médiée par l’Internet

  • Jean Jacques Boutaud
  • Fabienne Martin-Juchat
Palavras-chave: Semiótica sensorial, Imagem sinestésica, Imagem olfativa, Signo e sensorialidade, Sites online e comunicação sensorial.

Resumo

Como se pode representar uma sensação perfumada, a percepção de um perfume? Como fazê-la visível, ou reproduzi-la dentro de um espaço icônico, figurativo? Através de que processos de conversão semiótica? A Internet e as novas mídias oferecem potencialidades de representação e de manipulação (no sentido semiótico) da imagem de um perfume, para se aproximar, tanto quanto possível, das sensações básicas e de traços indiciais e sinestésicos de um perfume. Este artigo analisa os procedimentos figurativos instaurados nos sites da grandes marcas de perfume e cosméticos na Web, para poder reconstruir modalidades sensoriais e perceptivas.

Biografia do Autor

Jean Jacques Boutaud
Professeur en Sciences de l’Information et de la Communication
Fabienne Martin-Juchat
Maître de Conférences en Sciences de l’Information et de la Communication Université de Bourgogne UFR Langues et Communication
Publicado
2016-06-02
Seção
Dossiê Temático