La communication du sensible médiée par l’Internet
Palavras-chave:
Semiótica sensorial, Imagem sinestésica, Imagem olfativa, Signo e sensorialidade, Sites online e comunicação sensorial.
Resumo
Como se pode representar uma sensação perfumada, a percepção de um perfume? Como fazê-la visível, ou reproduzi-la dentro de um espaço icônico, figurativo? Através de que processos de conversão semiótica? A Internet e as novas mídias oferecem potencialidades de representação e de manipulação (no sentido semiótico) da imagem de um perfume, para se aproximar, tanto quanto possível, das sensações básicas e de traços indiciais e sinestésicos de um perfume. Este artigo analisa os procedimentos figurativos instaurados nos sites da grandes marcas de perfume e cosméticos na Web, para poder reconstruir modalidades sensoriais e perceptivas.
Publicado
2016-06-02
Seção
Dossiê Temático
Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.