Mídias interativas e relacionamento mercadológico: o caso do site Nike Plus

  • Marcos Nicolau
  • Ana Cirne Paes de Barros
Palavras-chave: Mídias digitais interativas, Relacionamento mercadológico, Nike.

Resumo

O desenvolvimento de novas mídias interativas está proporcionando o surgimento de formas inovadoras de comunicação e relacionamento mercadológico entre consumidores e empresas. Partindo do princípio de que todas as mídias digitais estão se tornando mídias de relacionamento, este artigo tem como objetivo principal demonstrar indícios e comprovações desse processo comunicacional personalizado, embora envolva a participação coletiva de milhões de clientes. A organização envolve o consumidor em um ambiente que extrapola a comercialização de bens e serviços e passa a se relacionar intensamente com seus diversos públicos. O trabalho ora apresentado tem como base o sites Nike Plus, do conhecido fabricante de tênis, cujo estudo de caso confirma a proposição acima apresentada: o relacionamento mercadológico sustenta-se na principal característica das mídias presentes no ciberespaço, a interatividade.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres