Materialidade da Comunicação – um conceito para a ciência da comunicação?
Palavras-chave:
Materialidade da comunicação, Produção de sentido.
Resumo
Esta contribuição tem o objetivo de apresentar e discutir o conceito da materialidade da comunicação a partir do obra homónima publicado em alemão em 1988, e traduzido parcialmente para o inglês. “Materialidade da comunicação“ é um programa de pesquisa, que pretende indagar sobre as condições, o lugar, o suporte e as modalidades de produção de sentido, que, por si, são isentos de sentido. Foi desenvolvido no centro de estudos avançados em pós-graduação de Siegen, Alemanha, com a área de concentração denominada “Formas de comunicação e formas de vida”. Participaram neste projeto interdisciplinar pesquisadores de várias disciplinas, tais como letras e ciências sociais; e foi a busca para um consenso mínimo sobre o conteúdo específico dessa área que gerou a idéia de que qualquer comunicação precisa uma componente de materialidade, sendo este o fundamento básico do conceito.
Publicado
2016-06-02
Seção
Dossiê Temático
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