A história da consolidação da imprensa do interior no contexto da Belle Époque Paulista
Palavras-chave:
História do jornalismo, Jornalismo impresso, Contexto histórico, Belle Époque Paulista, Interior do estado de São Paulo.
Resumo
No cenário da Belle Époque Paulista, durante o ciclo do café, consolida-se a imprensa no interior paulista. A região nordeste do estado se destacou economicamente no cenário nacional. Surgiram mais de 50 jornais e foi neste contexto que alguns impressos despontaram na região administrativa de Ribeirão Preto com perfil mais profissional e com um maior número de jornalistas atuando nos veículos. O objetivo desta reflexão é analisar a trajetória da consolidação do jornalismo nesta região, suas características e o contexto histórico. A metodologia usada é pesquisa bibliográfica e documental. O referencial teórico fundamenta-se no materialismo histórico. Os resultados mostram: uma imprensa de caráter opinativo; a região não se despontou como um centro de referência do jornalismo; e a imprensa não se desenvolveu como empresa de comunicação nos moldes da sociedade capitalista.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres
Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.