Estudos de Recepção: possível deslocamento para uma epistemologia das interações
Palavras-chave:
Estudos de Recepção, Epistemologia das Mediações, Epistemologia das Interações Comunicacionais e/ou Midiatizadas, Deslocamentos das Mediações às Interações, Mudança no Estatuto do Receptor.
Resumo
Este artigo tematiza a possível emergência de uma epistemologia das interações nos estudos de recepção, a partir das matrizes teóricas brasileira e latino-americana. Nessa medida, indagamos sobre os deslocamentos sócio-culturais, técnicos e epistemológicos que estão rearticulando as fronteiras entre produtores e receptores. O estatuto do receptor é pensado em face das disposições técnico-midiáticas contemporâneas, inauguradas com as novas mídias. Assim, problematizamos: quais os deslocamentos provocados pela epistemologia interacional no legado da tradição culturalista que fundamenta as teorias das mediações?
Publicado
2016-06-02
Seção
Dossiê Temático
Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.