Os personagens de histórias em quadrinhos e o consumo de tatuagens

  • Matheus Soares Noronha ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • José Carlos Rodrigues ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing https://orcid.org/0000-0002-5003-8707
  • João Batista Cardoso USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul ;UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O presente artigo trata do consumo de tatuagens relacionado a personagens de histórias em quadrinhos e da apropriação de suas imagens para transmitir representações simbólicas. A cultura do consumo de tatuagens e a literatura de comportamento do consumidor foram utilizadas como eixos teóricos de desenvolvimento do trabalho. O objetivo principal do estudo é verificar como os personagens de quadrinhos influenciam o consumo de tatuagens, e o objetivo secundário é identificar alguns dos comportamentos e discursos dos consumidores. O percurso metodológico do trabalho conta com uma pesquisa qualitativa exploratória, com entrevistas com tatuadores e tatuados na região litorânea de São Paulo. Os principais resultados demostraram que a cultura do consumo de quadrinhos já está representada em forma de tatuagens, direcionando comportamentos de compra que estão ligados ao pertencimento, à distinção e ao estilo de vida.

Biografia do Autor

Matheus Soares Noronha, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutorando em Marketing, Inovação e Estratégia pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestrado em Comportamento do Consumidor - Escola Superior de Propaganda e Marketing. MBA Intensivo em Marketing e Negócios - Católica Porto Business School (Portugal). Bacharelado em Publicidade e Propaganda - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Colaborador da area de Comunicação e Digital na empresa ABEEólica - Associação Brasileira de Energia Eólica. 

José Carlos Rodrigues, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Aluno especial do Doutorado em Administração de Empresas da EAESP-FGV; mestre em Comportamento do Consumidor (ESPM); especialista em marketing e negócios digitais, storytelling e impacto da tecnologia no comportamento humano. Professor de Plataformas Digitais, e-Commerce, Marketing Ágil e Comportamento do Consumidor no MBA em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios, MBA em Gestão Estratégica em UX Design e pós-graduação lato sensu em Comunicação e Design Digital da ESPM; professor de marketing digital na pós-graduação lato sensu em Marketing e Comunicação Publicitária da Faculdade Casper Líbero; professor de digital branding na pós-graduação lato-sensu em Marketing e Branding da Business School São Paulo.

João Batista Cardoso, USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul ;UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com Pós Doutorado em Comunicação pela ECA-USP. Professor no Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGCOM_USCS) e no curso de Publicidade e Propaganda do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (CCL-UPM).

Publicado
2020-06-22