Ethos discursivo e jornalismo de revista: as imagens de si de Veja, Época, IstoÉ e CartaCapital por meio de suas capas

  • Daiane Bertasso
Palavras-chave: Jornalismo, Revista, Contrato de comunicação, Ethos discursivo, Capas.

Resumo

Analisamos as imagens de si das revistas semanais de informação brasileiras – Veja, Época, IstoÉ e CartaCapital – por meio de suas capas. Compreendemos as capas como cenas genéricas da cena de enunciação do ethos discursivo (imagens de si) das revistas que acionam a condição de identidade dos seus contratos de comunicação. Nossa análise discursiva mostra que as quatro revistas corporificam imagens de si de “Compromisso com o leitor”. Além deste, reconhecemos em Veja o ethos discursivo de “Autoridade” e “Sabedoria”. Em Época de “Atualidade”, “Atitude” e “Competência”. Em IstoÉ de “Competência” e “Atualidade”. E em CartaCapital de “Independência” e “Competência”.

Biografia do Autor

Daiane Bertasso
Doutora em Comunicação e Informaçãoo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Jornalista pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Publicado
2016-06-02