Ethos discursivo e jornalismo de revista: as imagens de si de Veja, Época, IstoÉ e CartaCapital por meio de suas capas
Palavras-chave:
Jornalismo, Revista, Contrato de comunicação, Ethos discursivo, Capas.
Resumo
Analisamos as imagens de si das revistas semanais de informação brasileiras – Veja, Época, IstoÉ e CartaCapital – por meio de suas capas. Compreendemos as capas como cenas genéricas da cena de enunciação do ethos discursivo (imagens de si) das revistas que acionam a condição de identidade dos seus contratos de comunicação. Nossa análise discursiva mostra que as quatro revistas corporificam imagens de si de “Compromisso com o leitor”. Além deste, reconhecemos em Veja o ethos discursivo de “Autoridade” e “Sabedoria”. Em Época de “Atualidade”, “Atitude” e “Competência”. Em IstoÉ de “Competência” e “Atualidade”. E em CartaCapital de “Independência” e “Competência”.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres
Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.