A episteme de Foucault como recurso metodológico frente aos paradigmas de Hackett da Teoria da Notícia: uma experiência no estudo de Prêmios em Jornalismo

  • Robson Dias
Palavras-chave: Comunicação, Cultura Urbana, Cidadania, Políticas Públicas.

Resumo

Hackett (1993) trabalha paradigmas de parcialidade e de objetividade nos media noticiosos como categorias concorrentes, tendo como pressuposto a ascensão e declínio de modelos jornalísticos. Para fugir desta ideia, trabalhamos neste artigo a experiência metodológica de uma pesquisa de doutorado a partir do aparato contido em epistemes, de Foucault (1995; 2002). Na pesquisa, a historicidade do objeto de estudo transpassava inúmeros agentes sociais em quase seis décadas de prêmios em Jornalismo no país (1955-2013), mas a noção de ondas discursivas (epistemes, ao invés de paradigmas) supera o dualismo entre parcialidade e objetividade (1); ascensão e decadência de um modelo jornalístico (2). Tal aplicação pode ser operacional para outras pesquisas na área de Comunicação e do Jornalismo, principalmente no tocante à Teoria da Notícia, em objetos perpassados por diferentes modelos jornalísticos.

Biografia do Autor

Robson Dias
Doutor em Comunicação, formado pela Universidade de Brasília (Programa de Pós-Gradução da Faculdade de Comunicação, PPGFAC/UnB) a partir do vínculo com os seguintes projetos de pesquisa credenciados no CNPQ: A ideia do pós-Jornalismo (2010-2013), O Jornalismo como Teoria Democrática(2006-2010) e Como o Terceiro Setor pauta a mídia (2003-2006). Líder do grupo de pesquisa:Prêmios, Indicadores e Meritocracia em Comunicação. Coordena pesquisa sobre prêmios e responsabilidade social na Comunicação (com cooperação de equipe da ANDI, CNBB, SEBRAE, COJIRA, Prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social: a certificação do trabalho, dos profissionais e das empresas, a partir de uma perspectiva da Comunicação Organizacional. Atualmente, é professor do mestrado Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGSSCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações. E-mail: r.ucbprofessor@gmail.com
Publicado
2016-06-17
Seção
Artigos Livres