Os filmes de Luiz de Barros na Cinédia dos anos 1930: estilo e encenação em profundidade
Resumo
Se a trajetória de mais de sessenta anos de carreira de Luiz de Barros permanece pouco explorada em seu conjunto, o artigo analisa a configuração espacial e as estratégias de encenação em profundidade de três filmes de Luiz de Barros na Cinédia dos anos trinta: O jovem tataravô (1936), O samba da vida (1937) e Maridinho de luxo (1938). Por meio da análise estilística (Bordwell, 2008, 2013), procura-se observar se a encenação em profundidade constrói significações dramáticas, demarcação precisa de cena e vantagens em relação ao processo de edição, de forma a guiar a atenção do espectador para o que ocorre dentro do plano em momentos específicos do filme.
Publicado
2020-12-26
Seção
Artigos Livres
Copyright (c) 2020 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.