O consumo midiático em tempos de convergência no interior do Brasil: aspectos quantitativos da pesquisa com a juventude “rurbana”

  • Matheus Pereira Mattos Felizola UFS
  • Vitor Braga
  • Jane Marques

Resumo

Neste artigo, com a pesquisa qualitativa e quantitativa envolvendo jovens de 18 a 24 anos, residentes na antiga microrregião de Propriá ― interior do estado de Sergipe (Brasil) – visou-se compreender o consumo midiático e cultural dos jovens do denominado “Brasil Profundo”. A partir do método quantitativo, obtidos a partir de um questionário estruturado com uma amostra não probabilística de jovens dessa faixa etária, os resultados revelaram que, independentemente das áreas urbanas ou rurais, os participantes da pesquisa possuem acesso constante à internet, e a maioria o faz exclusivamente pelos dispositivos móveis, mesmo que dividindo a atenção com outros meios simultaneamente. Em alguns momentos, o acesso ao rádio e à TV também é feito pela internet, preferencialmente pelos smartphones.

Biografia do Autor

Vitor Braga

Jornalista e Doutor em Comunicação. Professor da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa em Marketing e do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias digitais e Sociedade (GITS). E-mail: vitorbragamg@gmail.com

Jane Marques

Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação. Livre Docente em Comunicação e Marketing pela Universidade de São Paulo. Professora do curso de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte e do Programa de Mestrado Profissional em Empreendedorismo, ambos da Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Inovação e Criatividade. E-mail: janemarq@usp.br

Publicado
2020-12-26
Seção
Artigos Livres