Conteúdos colaborativos e novas possibilidades do telejornalismo
Resumo
O artigo aborda o uso de conteúdos colaborativos durante a pandemia Covid-19, um contexto que obrigou o telejornalismo brasileiro a buscar estratégias de produção adaptadas às condições de menor mobilidade das equipes de reportagem. O objetivo é diagnosticar as mudanças exigidas pelos limites impostos ao jornalismo. Para a análise qualitativa foram escolhidos o Jornal Globonews Edição das 18h e Globonews Em Pauta, da Globonews, especificamente os conteúdos dos programas de março e junho de 2020. O resultado aponta a intensificação de estratégias já utlizadas no telejornalismo, como entrevistas à distância e uso de infográficos e ilustrações digitais para obliterar a ausência de imagens; e o favorecimento de jornalistas mais antigos e de maior prestígio, que passam a ter mais visibilidade, eventualmente adotando a condição de comentaristas e, consequentemente, opinando e analisando o contexto. A presença destes desdobramentos altera a dinâmica interna de produção do telejornal e a especificidade de seus conteúdos.
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