Para ver o invisível: o papel do esclarecimento e a mediação socializadora do telejornalismo para narrar o encarceramento em massa
Resumo
Neste artigo, procura-se discutir o papel do telejornalismo brasileiro no enfrentamento da cultura do encarceramento em massa no Brasil. A partir da definição crítica de Lefebvre (1991) sobre o cotidiano, o trabalho observa na junção entre a dimensão socializadora da TV em Martín-Barbero (1997) e a função de esclarecimento do jornalismo discutida por Moretzshon (2007), uma alternativa capaz de sensibilizar e mobilizar mudanças a partir de reportagens comprometidas com esses conceitos, apontando, em especial, as dinâmicas da cultura do aprisionamento, que segundo Borges (2010) relacionam-se diretamente com o racismo e a criminalização das relações.
Publicado
2021-07-22
Seção
Dossiê Temático
Copyright (c) 2021 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.