Da tela da TV para as redes sociais digitais: o transbordamento do Jornal da Record no TikTok
Resumo
Diante do cenário de convergência e midiatização, telejornais reconfiguram o conteúdo exibido pela TV para as redes sociais digitais e plataformas. Com o objetivo de investigar este cenário contemporâneo dos telejornais e identificar novas práticas sociais no telejornalismo, esta pesquisa, tendo como objeto de estudo o Jornal da Record, busca responder como e por que o telejornal adotou o TikTok como parte da estratégia editorial. De acordo com o objeto empírico e o contexto do fenômeno analisado, este estudo exploratório se caracteriza como um estudo de caso. Com a análise foi possível identificar que a utilização do TikTok é uma estratégia de transmidiação para evitar a queda da audiência da TV aberta e para atrair o público jovem, que prefere as redes sociais digitais para obter informações.
Copyright (c) 2021 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.