A Publicidade Para Além das Imagens: O Retorno ao Paleolítico
Palavras-chave:
Publicidade, Imagem, Paleolítico.
Resumo
Acusada, por justas razões muitas vezes, de tomar parte da culpa da poluição visual que agride as grandes cidades, a publicidade vê-se na condição de driblar o excesso de imagens, provocado por ela mesma, compondo novas estratégias de diferenciação. Assim, peças de outdoor começam a ser palco de um novo fenômeno semiótico: a linha divisória que sustentava as relações entre signo e objeto nas imagens dá lugar a um novo tipo de relação que evidencia o borramento desses limites, insinuando um retorno à condição da imagem no Paleolítico. Este trabalho analisa esse novo status semiótico da imagem publicitária a partir de duas peças: a primeira, um anúncio da Adidas que teve como cenário a fachada de um prédio em Tóquio, e a segunda, um cenário montado em um ponto de ônibus para anunciar uma empresa de loterias na Austrália.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres
Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.