O espectador móvel: uma entrevista com Roger Odin
Resumo
Roger Odin é um dos maiores representantes do pensamento semiológico francês. Ele construiu ao longo de sua carreira um modelo de comunicação tentando articular abordagem pragmática e abordagem imanentista, em um modelo que denomina de semiopragmática. Odin é professor emérito da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e foi diretor do instituto de pesquisa em cinema e audiovisual (IRCAV). Dentre os diversos temas de pesquisa que ele trabalha, tais como, cinema, televisão, filmes de família, cinema amador, entre outros, Odin investiga também a produção audiovisual feita com telefone celular.
Desde 2012, a universidade realiza uma série de seminários acadêmicos anuais como o colóquio internacional organizado pelo grupo de pesquisa “Mobile et création”. O objetivo desses encontros é discutir a criação audiovisual realizada com as novas mídias de comunicação. Muitos temas sobre esse assunto já foram abordados. Em dezembro de 2020, o colóquio trouxe como tema a pandemia, num seminário intitulado “Pandemix.mob”. Na ocasião, Odin iniciou a sua participação, online, usando um livro-máscara (Fig. 1) que foi criado para afrontar a realidade. Ele também apresentou um curta-metragem de sua autoria, "Méfiez-vous de la crypte" realizado com um celular durante o confinamento numa fazenda na França. É sobre este trabalho e sobre a sua experiência com o telefone celular que gostaríamos de entrevistá-lo.
Copyright (c) 2021 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.