Horas, minutos, segundos:

a consolidação do instantâneo como temporalidade da fotografia

  • Michel de Oliveira Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O ensaio analisa os trânsitos das temporalidades do ato fotográfico a fim de observar como o processo que, levava horas, passou a ser feito em alguns segundos, culminando no radicalismo do instantâneo que marca a produção e o consumo de imagens fotográficas na contemporaneidade. Como consequência dessa aceleração, as fotografias se tornam efêmeras e descartáveis, apresentando-se como sintomas de uma temporalidade do presente, que rege as relações sociais, as comunicações e as formas de pensar com a sensação agônica da constante ausência de tempo.

Biografia do Autor

Michel de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Professor substituto na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). São Cristóvão, Brasil. E-mail: michel.os@hotmail.com.br

http://lattes.cnpq.br/6309749942868988

Publicado
2022-12-28
Seção
Artigos Livres