Do Bombozila ao Tambor
estratégias decoloniais na formação e distribuição do audiovisual periférico no Rio de Janeiro
Resumo
O presente artigo apresenta a proposta de análise descritiva do projeto Tambor, originado no Bombozila, uma plataforma independente de acesso a documentários sobre as lutas sociais na América Latina e no Caribe. O projeto tem como base a formação em audiovisual atrelada aos saberes de povos africanos e originários. Portanto, a pergunta que guia este artigo, se encontra nesse movimento: quais elementos da ancestralidade auxiliam na construção de conteúdo audiovisual a partir do projeto tambor? A proposta metodológica tem como premissa saberes ancestrais que se relacionam com as ideias de “cultura bastarda” (RINCÓN, 2014), do “pensamento rodante” (OLIVEIRA, 2021) e de outros valores civilizatórios afrodiaspóricos e ameríndios, na construção do projeto de produção de conteúdo. A conclusão preliminar propõe o projeto Tambor como facilitador para construção de uma memória coletiva utilizando elementos como a ancestralidade, história oral e a memória para a produção de tecnologias e de conteúdos audiovisuais que competem na dinâmica de “uma outra globalização” (SANTOS, 2010).
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