A cidade e o som que a habita

a escuta ativa e reflexiva como possibilidade tangível na significação de eventos sonoros urbanos

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a cidade buscando aporte para uma escuta significativa capaz de compreendê-la a partir dos sons que dela emergem. Para tal buscou-se embasamento em autores que pensam a unidade na complexidade dinâmica e naqueles que consideram o som como elemento constituinte dos ambientes capaz de comunicar além de sua manifestação física. A partir daí, apresenta-se a ideia de escuta ativa e reflexiva, que alia conceitos, tecnologias digitais, memórias e conhecimentos diversos, para dar significação aos sons, proporcionando conhecer um território. Como exemplo, apresenta-se uma breve escuta da cidade de Belo Horizonte durante as restrições devido à Pandemia da Covid-19, no ano de 2020. Com isso, ratifica-se a capacidade do som em desvelar a reterritorialização da dimensão sonora agenciando-a a outras áreas de conhecimento, permitindo possíveis outras audições e apreensão da cidade em outros estratos.

Biografia do Autor

Daniel Nunes Coelho, Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado

Daniel Nunes compõe trilhas, capta som direto e desenha sons para cinema, longas, curtas-metragens e teatro. é um dos idealizadores do selo mineiro "La Petite Chambre Records", dedicado à música experimental e idealizador do festival de música "Pequenas Sessões", que teve sua décima terceira edição em 2023.

Seu trabalho vai além do universo musical ao permitir trocas com artistas de outras vertentes que passam pela vídeo-arte, web-arte e performance. Já apresentou trabalhos no Itaú Cultural (SP), na Oi Futuro (RJ), MIS (SP), SESC Paulista (SP), Santander Cultural (RS), SXSW (EUA), Focus Wales (Reino Unido), ESMAE (Portugal), Centro de Arte Contemporáneo (Equador) e Matucana 100 (Chile).

Atualmente Daniel é Professor de Arte no Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart ocupando a cadeira de Sonoplastia na Escola de Tecnologia da Cena entre 2021 e 2024.

Foi bolsista da equipe de áudio do Centro de Convergência de Novas Mídias (UFMG) e artista integrante do Laboratório de Pesquisa de Trilha Sonora do Palácio das Artes em 2008. É membro da banda Constantina e projeto lise com discos lançados na Inglaterra e nos Estados Unidos, shows apresentados em várias capitais brasileiras e países como Argentina, Equador, Estados Unidos, Portugal, França, Inglaterra, País de Gales, Suíça e Bélgica.

Desenvolveu em parceria com o arquiteto Leandro Araújo o projeto "Reações Visuais", com o qual recebeu os Prêmios:

- Interações Estéticas . Funarte | 2008

- Rede Nacional Artes Visuais . Funarte | 2009

- Rumos Arte Cibernética . Itaú Cultural | 2010

Com o curta-metragem "O Céu no Andar de Baixo", direção de Leonardo Cata Preta, foi premiado com a Melhor Trilha Sonora nos Festivais:

- Festival do Júri Popular . São Paulo | 2011

- Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro . Fortaleza | 2012

Sua graduação é na área de Música – Licenciatura pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com pesquisa em Sistemas Musicais Interativos.

Foi aluno de composição da classe de Sérgio Rodrigo Ribeiro Lacerda (Accademia Nazionale di Santa Cecilia), João Pedro Oliveira (Universidade de Aveiro - Portugal) e Rui Penha (FEUP/ESMAE - Portugal).

É mestre em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com pesquisa em Cartografia Sonora.

José Antônio Baêta Zille, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Univerdasidade de São Paulo - PUC-SP (2012), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG (2004), Especialização em Adolescência pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FCM-MG (1999) e graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG (1986). Atualmente é professor de ensino superior e pós-graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG e é Professor Colaborador no Programa de Pós Graduação em Música da Unversidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Tem experiência no campo editorial e nas áreas de Semiótica e de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional. Atua principalmente nos seguintes temas: linguagens e comunicação, tecnologias emergentes e educação, adolescência, ensino de música, música barroca e música de tradição. É lider do grupo de pesquisa Música e suas Interfaces.

Publicado
2024-06-25