A Retrospectiva Animada 2023 de Castanhari e o reino musical dos easter-eggs

entre promessas de leitura e interesses dos interagentes

Resumo

Este artigo busca identificar promessas de leitura estabelecidas (e quebradas) entre o youtuber Felipe Castanhari e seu público na Retrospectiva Animada 2023. Para compreender esse diálogo, tomamos como moldura edições anteriores da produção, comentários deixados por internautas nos vídeos e reacts publicados no YouTube relacionados a 2023. Por meio da da Análise da Materialidade Audiovisual, elencamos como eixos de análise a presença de uma “Estética Easter egg”, a sinestesia entre música e imagem, as promessas de leitura entre o real, o lúdico e o fictício, e a predominância “Síndrome de Darth Vader”detectada, nos moldes definidos por Mata. Como resultados, observamos a expectativa do público em encontrar uma estrutura minimamente jornalística similar às retrospectivas tradicionais, apesar de se tratar de um conteúdo associado ao entretenimento, e o interesse por conteúdos da editoria de política.

Biografia do Autor

Sara de Moraes, PPGCOM-UFJF

Doutoranda em Comunicação do Programa de Pós-graduação em Comunicação PPGCOM-UFJF. Mestre em Ciências Sociais (PPGCSO-UFJF) e Jornalista (Facom - UFJF). Integrante dos grupos de pesquisa Sinestelas (UFJF) e Comunicação Mídia e Cidadania (UFJF). Sub-coordenadora do Projeto Fapemig de Extensão com Interface em Pesquisa Polijovem. Bolsista Fapemig. email: sarademores@gmail.com.

Publicado
2024-10-08
Seção
Artigos Livres