O Noise e o fim do mundo em "Eli, Eli, Lema Sabachthani?" (2005)
Resumo
Neste trabalho, propõem-se articulações sobre música, capitalismo tardio, o papel do artista e o ato de criação artística a partir da narrativa do filme Eli, Eli, Lema Sabachthani? (2005), escrito e dirigido por Shinji Aoyama. Partimos de algumas considerações acerca da questão do suicídio na sociedade japonesa, baseadas em textos de Rankin (2011), Ozawa-de Silva (2021) e Axell e Kase (2002), tendo em vista que este é um dos temas centrais da narrativa do filme. Em seguida, são propostos alguns diálogos entre os trabalhos de Jacques Attali (2009), Paul Hegarty (2007), Mark Fisher (2020) e Gilles Deleuze (2016), que nos ajudarão a lançar luz sobre algumas nuances do filme de Aoyama, e assim tentar entender como a narrativa de Eli, Eli, Lema Sabachthani? produz pensamento acerca dessas questões.
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