O samba e a religiosidade afro-brasileira na cinematografia de Nelson Pereira dos Santoss

  • Márcio Zanetti Negrini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Cristiane Freitas Gutfreind Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo propõe-se a refletir sobre as recorrências temáticas do samba e da religiosidade afro-brasileira nas representações de personagens do diretor
brasileiro Nelson Pereira dos Santos. Inicialmente, busca-se contextualizar tais elementos socioculturais e suas transversalidades na filmografia do diretor, para então, com base nos enquadramentos em primeiro plano dos protagonistas dos filmes Rio, Zona Norte (1957) e Boca de Ouro (1962), lançar uma proposta de análise político-afetiva desses personagens. Investiga-se como a música e a religião permeiam formas de resistência e emancipação ao estado de coisas político-social em que os personagens estão inscritos através das narrativas fílmicas. Para isso, utilizam-se como abordagem teórico-metodológica a reflexão sobre o personagem cinematográfico por meio de Badiou (2004) e o enquadramento em primeiro plano nas perspectivas de Kracauer (2001) e Deleuze (1985).

Biografia do Autor

Márcio Zanetti Negrini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Realiza doutorado por meio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Trabalha junto ao Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual: comunicação, estética e política – Kinepoliticom – e é assistente editorial da Revista E-Compós.
Cristiane Freitas Gutfreind, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutora em Sociologia pela Université de Paris 5 - René Descartes. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e pesquisadora do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa Cinema e
Publicado
2017-03-08