Mobilidade, visualidade e cosmopolitismo: articulações de conceitos de John Urry à comunicação
Resumo
A metáfora da mobilidade, do sociólogo John Urry, como forma de explicar o social e o cotidiano permite comparações profícuas com o campo da comunicação. Em especial, porque Urry trabalha de forma direta objetos relacionados ao campo dos media. Este texto aproxima os conceitos de visualidade, globalização e cosmopolitismo do pesquisador britânico ao campo de estudos da comunicação. Para ler tais conceitos, opta-se pela contraposição com os conceitos de comunicação (CAREY, 1989), de espetáculo (DEBORD, 1997) e de aldeia global (MCLUHAN, 1969). Como considerações, o texto avalia como os conceitos trabalhados cristalizam-se na prática jornalística. Tomam-se como objetos de estudo os artigos de Urry The Global Media and Cosmopolitanism (2000b), Visuality, Mobility and the Cosmopolitan: inhabiting the world from afar (escrito com Bronislaw Szerszynki em 2006) e os capítulos pertinentes do livro Sociology beyond Society (2000a).
Publicado
2017-03-08
Seção
Artigos Livres
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