ENTREVISTA CANAVILHAS: Comunicação passa por transformações no contexto digital. Cursos de jornalismo e profissionais precisam se adaptar às novas realidades e fortalecer a formação
Resumo
Considerado um dos principais nomes da pesquisa em webjornalismo no circuito lusófono, João Messias Canavilhas é doutor em Comunicação, Cultura e Educação pela Universidade de Salamanca (Espanha) e professor associado na Universidade de Beira Interior (Portugal). Canavilhas cunhou o conceito pirâmide deitada e definiu uma nova gramática para a produção on-line a partir do livro Webnoticia: propuesta de modelo periodístico para la Web. Atuante como pesquisador e professor, ele participa com regularidade de evento internacional realizado tradicionalmente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Simpósio Internacional de Ciberjornalismo. Canavilhas tem mais de sete livros publicados, como organizador ou autor principal.
Entre as considerações que fez para a Revista Interin, Canavilhas elencou quatro pontos fundamentais para a formação do jornalista no contexto atual. Além disso, o pesquisador alertou que o futuro é on-line e que quem não perceber essa realidade está “irremediavelmente fadado ao insucesso”.
Copyright (c) 2017 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.