Música popular massiva e comunicação: um universo particular
Resumo
A partir de exemplos verificados na produção musical relacionada à cultura midiática contemporânea, o artigo propõe uma abordagem da música popular massiva como um campo, no qual se verificam tensões permanentes entre processos criativos e lógicas comerciais. Discute as diferentes formas de atribuição de valor aos cantores, bandas, DJs, compositores, produtores, críticos e jornalistas, discorrendo sobre o capital simbólico acumulado por esses atores. Aborda quais parâmetros possibilitam aos integrantes da comunidade musical associar determinadas expressões às idéias de autenticidade, autonomia e criatividade, bem como as contradições verificadas quando essas idéias são confrontadas com as especificidades de gêneros e subgêneros da música popular massiva.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres
Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.