Imagem e Política: o caso da imagem fotojornalística de Aylan Kurdi

  • Maria Ogécia Drigo
  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza Universidade de Sorocaba
Palavras-chave: Imagem e Política, Imagem Intolerável, Rancière.

Resumo

A relação entre imagem e política é tema deste artigo, sendo que o termo imagem, neste contexto, designa representações visuais, como desenhos, pinturas, gravuras, fotografias e imagens cinematográficas, televisivas, holo e infográficas. Com o objetivo de precisar a relação entre imagem e política para uma imagem dita intolerável, na perspectiva de Rancière, apresentam-se, inicialmente, ideias de Debord sobre o papel da imagem na sociedade do espetáculo. Na contramão de tais ideias vem a proposta de Rancière, notadamente com o conceito de imagem intolerável, que permite refletir sobre a política da imagem. Deste modo, o corpus constitui-se da imagem fotojornalística do corpo do menino Aylan Kurdi, por Nilüfer Demir, e de outras duas imagens publicadas na Folha de S.Paulo, após a divulgação da primeira foto pelas mídias de diversos cantos do mundo. Como resultado, vê-se que essas imagens, geradas a partir da primeira imagem fotojornalística, que amenizam o caráter indicial e caminham para além da imagem intolerável, têm potencial para levar o intérprete do intolerável na imagem para um contexto mais amplo, para a seara da política.

Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Pós-doutora pela ECA/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Uniso.
Luciana Coutinho Pagliarini de Souza, Universidade de Sorocaba
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Uniso.
Publicado
2017-07-01
Seção
Artigos Livres