O consumo da política na Revista da Semana entre 1910 e 1914: a sátira gráfica e o colunismo social como componentes de um mesmo projeto afetivo-editorial

  • Eliza Bachega Casadei
Palavras-chave: Política, Afetos, Revista da Semana, 1910-1914.

Resumo

A partir do mapeamento das características composicionais da produção imagética na área de política da Revista da Semana, no período entre 1910 e 1914, o objetivo do presente artigo é estudar a estruturação do pathos político mobilizado pela publicação a partir da mediação dos afetos em seu projeto editorial. A temática da política ao longo desse período esteve estruturada como colunismo social e como sátira gráfica, compondo um mesmo projeto afetivo-editorial. O objetivo do artigo é estudar as estratégias a partir das quais o jornalismo da Revista da Semana mobilizou mecanismos de convocação na mediação de cadeias de afetos que validam formas de vida e o delineamento dos possíveis discursivos no campo da política.

Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM). Email: elizacasadei@yahoo.com.br.
Publicado
2017-07-01
Seção
Artigos Livres