Da alegria à revolta: a retórica das mídias para eliciar emoções nos brasileiros através de estereótipos
Palavras-chave:
Comunicação, Emoções, Retórica.
Resumo
O presente artigo pretende averiguar indícios de como o discurso midiático tem contribuído para a desconstrução do estereótipo do brasileiro feliz, agora mais raivoso e reativo, como recurso retórico para o regramento do humor das massas. A partir da análise de peças jornalísticas nacionais e internacionais, busca-se levantar hipóteses sobre a construção do clima emocional que permeou as discussões políticas e ideológicas acerca dos escândalos de corrupção que culminaram em um processo de impeachment da presidente da república Dilma Rousseff. Para esta breve análise, são utilizadas algumas bases teóricas compartilhadas entre a psicologia cognitiva, o pensamento sistêmico e a neurolinguística, de forma a promover um estudo interdisciplinar entre as ciências da mente, do corpo e da comunicação.
Publicado
2017-07-01
Seção
Artigos Livres
Copyright (c) 2017 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.