Foto e Lomografia: tendências estéticas de uma prática contemporânea
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.35168/1980-5276.UTP.interin.2017.Vol22.N2.pp91-108
Résumé
Apesar dos avanços tecnológicos em fotografia, a estetização das fotografias compartilhadas no ambiente digital parece remeter a uma tendência vintage. Encontramos nas fotografias das câmeras LOMO e no movimento lomográfico algumas pistas de para onde a fotografia parece estar caminhando: o lúdico, a experiência e o aleatório parecem brotar do nosso objeto de estudo, a lomografia. Para entrelaçar essas diferentes compreensões vamos tomar como ponto de vista a Teoria Geral do Imaginário e outros estudos do simbolismo, uma vez que compreendemos a tendência de estetização na fotografia como um acontecimento não simplesmente motivado por coincidências históricas, mas como possíveis sintomas da ativação de um simbolismo na cultura.
Publiée
2017-07-01
Rubrique
Artigos Livres
Copyright (c) 2017 INTERIN

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.