Os usos e apropriações das imagens: repetições, fragmentação, deslocamentos

  • Fabio Allan Mendes Ramalho UNILA
Palavras-chave: Imagem, Corpo, Afeto, Espectatorialidade, Tecnologias Digitais.

Resumo

Neste artigo, partimos de contribuições recentes às teorias do cinema e da espectatorialidade para assinalarmos alguns usos e modos contemporâneos de se relacionar com imagens, com ênfase na mediação das tecnologias digitais. Em seguida, analisamos alguns procedimentos formais e estéticos presentes no trabalho do artista visual belga Nicolas Provost, chamando a atenção para a recorrência do beijo cinematográfico em alguns de seus vídeos e estabelecendo uma análise comparativa com obras de outros artistas e cineastas. Deste modo, buscamos apontar o investimento nos repertórios do cinema como recurso para potencializar o engajamento afetivo do espectador com as imagens.

Biografia do Autor

Fabio Allan Mendes Ramalho, UNILA
Professor Adjunto na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), com tese sobre a apropriação e o deslocamento de repertórios audiovisuais como modos de engajamento afetivo. Concluiu seu mestrado na mesma instituição (2009) com uma pesquisa sobre cinema latino-americano contemporâneo. Coordenador do projeto de extensão Ciclo de Diálogos sobre Imagem, Estética e Política.
Publicado
2017-07-01
Seção
Artigos Livres