No caminho das amazonas: notas sobre migração e perambulação de personagens femininos em Iracema, uma transa amazônica e Bye bye Brasil
Palavras-chave:
Migração, Perambulação, Personagens Femininos, Cinema Brasileiro, Não Lugar.
Resumo
O objetivo deste trabalho é pensar os deslocamentos espaciais e os processos de subjetivação de alguns personagens femininos em dois filmes brasileiros – Iracema, uma transa amazônica (1975), de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, e Bye bye Brasil (1980), de Carlos Diegues –, tendo em vista serem ambos paradigmáticos quanto ao tema da migração no âmbito da rodovia Transamazônica. Concluímos que Iracema, Salomé e Dasdô, personagens desses filmes, adotam formas variadas de perambulação (extensiva e intensiva) dentro dos contextos migratórios nos quais se inserem. Como suporte teórico, baseamo-nos principalmente no conceito de nomadismo, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, e de não lugar, de Marc Augé.
Publicado
2017-06-21
Seção
Dossiê Temático
Copyright (c) 2017 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.