Telenovela e produção de sentidos identitários no contexto de imigração brasileira no Japão: recepção, discursos e formas de consumo

  • Helen Emy Nochi Suzuki Universidade de São Paulo
  • Maria Cristina Palma Mungioli Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Telenovela, Produção de sentidos de identidade, Consumo cultural, Imigrantes brasileiros no Japão.

Resumo

O artigo discute alguns resultados de pesquisa sobre a produção de sentidos de identidade brasileira, nos discursos de imigrantes brasileiros no Japão, a partir do enfoque dos temas e discursos da telenovela Amor à Vida (Globo, 2013/2014). O estudo de caso com observação participante, realizado no Japão, incorpora em seu quadro teórico as discussões de Bhabha (1998), Martín-Barbero (2008), Bakhtin (2003) e Bakhtin-Volochínov (2010). A pesquisa de campo observou etnograficamente imigrantes brasileiros radicados naquele país em sua rotina de assistir à telenovela Amor à Vida, de setembro a dezembro de 2013. O estudo demonstrou a centralidade desse formato como elemento de construção de sentidos identitários, tanto em nível pessoal quanto coletivo. Nos discursos coletados de imigrantes brasileiros, observamos sentidos que remetiam a experiências de vida e de consumo cultural, fortemente marcadas pela intensa negociação de sentidos de identidade brasileira em contexto estrangeiro.

Biografia do Autor

Helen Emy Nochi Suzuki, Universidade de São Paulo
Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP.
Maria Cristina Palma Mungioli, Universidade de São Paulo
Professora Doutora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo - ECA/USP.
Publicado
2017-06-21