Telenovela e produção de sentidos identitários no contexto de imigração brasileira no Japão: recepção, discursos e formas de consumo
Resumo
O artigo discute alguns resultados de pesquisa sobre a produção de sentidos de identidade brasileira, nos discursos de imigrantes brasileiros no Japão, a partir do enfoque dos temas e discursos da telenovela Amor à Vida (Globo, 2013/2014). O estudo de caso com observação participante, realizado no Japão, incorpora em seu quadro teórico as discussões de Bhabha (1998), Martín-Barbero (2008), Bakhtin (2003) e Bakhtin-Volochínov (2010). A pesquisa de campo observou etnograficamente imigrantes brasileiros radicados naquele país em sua rotina de assistir à telenovela Amor à Vida, de setembro a dezembro de 2013. O estudo demonstrou a centralidade desse formato como elemento de construção de sentidos identitários, tanto em nível pessoal quanto coletivo. Nos discursos coletados de imigrantes brasileiros, observamos sentidos que remetiam a experiências de vida e de consumo cultural, fortemente marcadas pela intensa negociação de sentidos de identidade brasileira em contexto estrangeiro.
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