Análise de representações de fluxos migratórios contemporâneos na narrativa jornalística brasileira sob a perspectiva do conceito de pânico moral
Palavras-chave:
Pânico moral, Fluxos migratórios contemporâneos, Racismo, História do tempo presente, Narrativa jornalística.
Resumo
A partir da análise de um caso de suspeita de ebola no Brasil em 2014, envolvendo um refugiado de origem africana, a proposta do artigo, recorte de tese em andamento, foi problematizar como o refugiado foi representado na cobertura (tele)jornalística e como se deu a construção dessa realidade. Acredita-se que a abordagem jornalística pode ter contribuído para a disseminação de um pânico moral na sociedade brasileira, desencadeando manifestações racistas e xenofóbicas nos canais pelos quais o público emite opinião em sites jornalísticos. Foram analisadas duas reportagens de um total de 68 publicadas em outubro de 2014 em sites jornalísticos brasileiros, por meio do método Análise de Conteúdo. As reportagens expuseram o refugiado como "ameaça", marginalizando-o e impactando negativamente na inserção e integração de outros imigrantes e refugiados contemporâneos.
Publicado
2017-06-21
Seção
Dossiê Temático
Copyright (c) 2017 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.