As masculinidades nas telenovelas do horário nobre da Rede Globo: uma proposta de observação da representação de um novo espectro de masculinidades à luz da Teoria Queer
Resumo
O presente estudo apresenta um levantamento, ainda em andamento, de personagens das telenovelas do horário nobre da Rede Globo que trabalhem com a representação de diferentes vivências de masculinidade. A proposta é dialogar com as questões de gênero, a partir da teoria queer, de forma a perceber como a telenovela propõe a desconstrução do machismo e apresenta um espectro mais amplo de masculinidade, que inclua a diversidade de experiências e vivências mais próximas do cotidiano dos indivíduos (ou cidadãos) homens brasileiros. Como a telenovela constrói as representações das masculinidades? Há a prevalência de um ideal hegemônico ou ela trabalha a favor da diversidade? Como a desconstrução do machismo se faz presente na telenovela? Neste artigo, mostramos que muitos personagens que se identificam com o gênero masculino não se identificam com o modelo hegemônico, outros procuram se perceber fora da lógica masculino-feminino e, por fim, alguns chegam a ultrapassar a lógica binária, assumindo uma identidade de gênero feminina.
Copyright (c) 2018 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.