La experiencia con la investigación teórica y aplicada sobre el periodismo convergente y la movilidad en el Proyecto Laboratorio de Periodismo Convergente (A experiência com pesquisas teóricas e aplicadas em jornalismo convergente e mobilidade no Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente)
Resumo
Este artigo baseia-se em pesquisas teóricas e aplicadas realizadas no Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente (CNPq) – patrocinado pela Faculdade de Comunicação / Universidade Federal da Bahia (Brasil). O projeto foi consolidado como um espaço de pesquisa em jornalismo convergente, produção multiplataforma, com referência especial para os produtos classificados como autóctones (ou seja, criados especificamente para tablets e smartphones), bem como formatos inovadores: idiomas e uso de bancos de dados na composição e visualização de conteúdo. A pesquisa aplicada também foi objetivada e levou à criação de uma aplicação móvel (Academic) – desenvolvida em design responsivo – concebida como motor de busca de fontes jornalísticas em temas científicos. A pesquisa utiliza como principal apoio teórico os conceitos de convergência jornalística, comunicação móvel, jornalismo móvel, jornalismo de banco de dados e o dinâmico continuum multimídia. O objetivo principal do projeto é colaborar para o avanço das discussões e reflexões sobre a inovação no jornalismo, buscando definir e caracterizar a inovação e sua relação com o conceito de rendimento, investigar características específicas do jornalismo móvel e propor tipologias e categorias de análise. O projeto alcançou proeminência e gerou material bibliográfico importante para apoiar várias atividades de pesquisa, tanto em nível de graduação quanto de conclusão de curso. A comunicação resume os resultados da pesquisa com foco nos aspectos teóricos / conceituais, metodológicos e aplicados do projeto.
Copyright (c) 2018 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.