La remédiation d’archives visuelles en vue de nouvelles iconographies : le cas de la « Media Visualization » de Lev Manovich (A remediação de arquivos visuais para novas iconografias: o caso da "Media Visualization" de Lev Manovich)
Palavras-chave:
Big Data, Media Visualization, Análise quantitativa, Arquivos visuais, Metalinguagem.
Resumo
Este artigo visa a dois objetivos: o primeiro é descrever os diferentes tipos de remediação oferecidos pela “Media Visualization” produzida por Lev Manovich e o “Cultural Analytics Lab”. Analisaremos dois tipos de visualização de grandes coleções de imagens arquivadas (Big Visual Data), a montagem e o diagrama, aventando a hipótese de que essas visualizações procedem a uma análise do arquivo visual por meios especificamente visuais e mesmo topológicos. A questão da metalinguagem visual será abordada. O segundo objetivo é compreender se e de que maneira esse gênero de visualizações analíticas que utiliza o método do “distant reading” pode ser complementar à análise semiótica da imagem (“close reading”).
Publicado
2018-01-01
Seção
Dossiê Temático
Copyright (c) 2018 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.