Melhor que eu: um estudo das representações do corpo em ambientes gráficos multiusuário online de caráter multicultural
Palavras-chave:
Avatar, Corpo, Second life, Beleza.
Resumo
Esse artigo apresenta os resultados de uma investigação quanti-qualitativa dos avatares de sujeitos de diferentes origens étnicas e culturais no ambiente gráfico multi- usuário online Second Life. Com vistas a contextualizar e explicar nossa questão de pesquisa, as ponderações iniciais tratam da representação do Eu em avatares gráficos, com foco nos ambientes 3D. Apresentada a proposta da pesquisa, explicamos as estratégias metodológicas adotadas para a construção do corpus, que compreendeu 18 nacionalidades configuradas em 68 avatares, coletados em 5 diferentes tipos de fontes. Os resultados encontrados nos permitem dizer que há uma forte preferência por avatares com formas humanas, sendo comum que a aparência dos avatares seja similares às das pessoas que eles representam. Apesar disso, verificamos semelhanças gerais entre os avatares, devidas à tendência para aproximar o avatar de padrões de beleza vinculados a traços caucasianos tais como pele lisa e clara, nariz pequeno, formas longelíneas e olhos amendoados. Elementos que se contrapõem ao padrão estético dominante são atenuados e aqueles que se adecuam ao modelo de beleza hegemônico são enfatizados. Com isso, as formas dos avatares tendem aos estereótipos, por vezes incorrendo em exageros.
Publicado
2016-06-02
Seção
Dossiê Temático
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