Pós-digital: o fim da comunicação massiva
Resumo
O “Pós-Digital” é um termo que ultrapassa fronteiras do campo cada vez mais expandido da Cultura Digital. Envolve o contexto das artes, da cultura, da cognição e sobretudo do poder. No cenário internacional a utilização do termo é corrente, o que implica na necessidade de uma pausa para que se possa compreender sua dimensão.
A utilização do prefixo pós- não implica dizer que o que veio antes acabou, mesmo porque o mundo atual apresenta elementos que são absolutamente pré-digitais, digitais e também pós-digitais, mas é uma crítica e uma ampliação ao conceito do termo precedente. E isso acontece porque a sociedade não pode ser vista de forma linear, estanque; determinadas forças do passado modificam a paisagem do presente, possibilitando uma nova imersão no futuro. Por meio de reflexões sobre essas novas possibilidades de conceituação, implicação e utilização do termo, Lucia Santaella proporcionou uma comunhão de suas diversas obras, trazendo novos pensamentos em relação ao contexto contemporâneo que acaba com a Era das Massas e traz um coletivo individualizado. A seguir, apresentamos trechos de uma entrevista com a autora que contribuem para o entendimento do conceito e abrangência do termo.
Lucia Santaella é pesquisadora 1A do CNPQ, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e na Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Doutora em Teoria Literária pela PUC-SP e livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Publicou 41 livros e organizou 14, além da publicação de mais de 300 artigos no Brasil e no exterior.
Copyright (c) 2018 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.