Estratégias gráficas e humor sarcástico: a notícia levada à "sério" no Programa CQC, da TV Bandeirantes, Brasil
Palavras-chave:
Telejornalismo, Hibridações, Metalinguagem, Humor, Ethos jornalístico.
Resumo
O artigo investiga a mistura de jornalismo noticioso e ironia paródica no programa “Custe o que custar” - “CQC”, da TV Bandeirantes/Brasil -, marcado por estética inovadora que serve de base formal a uma proposta ética. Enfatiza-se a forma como “CQC” incita à visão crítica dos fatos divulgados na semana, pelo recurso a vários gêneros discursivos, entre eles o jornalismo de reportagem, trazendo, por meio de expedientes da narrativa gráfica de humor, os conteúdos não-ditos e a crítica mordaz às políticas públicas. Indaga-se, igualmente, em que medida CQC se diferencia de outros programas do gênero, sem cair na vala comum do humor como mero entretenimento.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres
Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.